segunda-feira, 8 de setembro de 2014

SESSÃO 46: 16 DE SETEMBRO DE 2014


LIGAÇÕES PERIGOSAS (1988)

Pierre-Ambroise-François Choderlos de Laclos (1741 - 1803), o autor de "Les Liaisons Dangereuses", foi general do exército francês e tinha propensão para a matemática. Atravessou uma época particularmente conflituosa da História Francesa, com Revolução e Napoleão pelo meio, era o negativo de um Don Juan ou Casanova, marido amantíssimo e fiel, e dizem-no não muito bem parecido nem sedutor. Entre as suas comissões de serviço e as férias que tirava para passar em Paris escreveu a obra que o iria imortalizar.  O seu romance “As Ligações Perigosas” conheceu êxito imediato que se mantém até ao presente. Razão para ter sido tantas vezes adaptado ao cinema e à televisão e em países tão diversos.
Em 1959, Roger Vadim dirige "Les Liaisons Dangereuses" (Ligações Perigosas), uma das versões mais célebres, por ser das primeiras, e por incluir no elenco Jeanne Moreau, Gérard Philipe e Jean-Louis Trintignant, além da adaptação contar com a colaboração de Roger Vailland (e também de Claude Brulé e do próprio Vadim). Roger Vailland era tido como escritor da libertinagem e da felicidade (além de comunista, a partir de certa altura da sua vida) e um especialista em Roger Vailland, de quem escreveu uma biografia. Roger Vadim era um provocador, o filme foi um sucesso, um escândalo na época.
Depois, “Valmont”, em 1989, com assinatura de Milos Forman, contava igualmente com um bom elenco, Colin Firth, Annette Bening, Meg Tilly, entre outros. Praticamente ao mesmo tempo (1988), em Inglaterra, Stephen Frears rodara outra “Dangerous Liaisons”, retirada de uma peça teatral da autoria de Christopher Hampton que a levava ao cinema. Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Keanu Reeves são os principais intérpretes e pode dizer-se que a obra constituiu um êxito brilhante.


Curioso será referir que o mesmo romance está na base de muitas outras adaptações, umas mais, algumas menos fiéis ao espírito, ao tempo e ao local, mas não espanta ver chineses e coreanos a assumirem admiração pelos escritos de Laclos: “Wi-heom-han gyan-gye” é de 2012, rodado na China, por Jin-ho Hur, com Cecilia Cheung, Dong-gun Jang, Ziyi Zhang, e “Scandal - Joseon namnyeo sangyeoljisa” surge no ano seguinte, uma produção da Coreia do Sul, assinada por Je-yong Lee, com Mi-suk Lee, Do-yeon Jeon e Yong-jun Bae. Também na televisão são várias as adaptações, mas uma das mais badaladas é uma mini série de 2003, francesa, “Les Liaisons Dangereuses”, com realização de Josee Dayan, e um elenco de luxo, Catherine Deneuve, Rupert Everett, Nastassja Kinski.
Esta versão de Stephen Frears é uma das de maior sucesso. Sendo o romance de Choderlos de Laclos uma obra das mais conhecidas do seculo XVIII é evidente que nela se cristalizam algumas das ideias centrais deste período que irá marcar para sempre a História da Humanidade, pelo clima revolucionário que impôs, pelo ambiente de liberalização de costumes que desencadeou, pela sede de liberdade que advogou, fundamentalmente ainda pelas profundas transformações sociais que proporcionou. A Revolução Francesa (e todas as outras que se lhe seguiram, inspiradas nesta), o pensamento dos iluministas e o seu saber enciclopedista (Diderot, d'Alembert, Voltaire ou Montesquieu, entre outros), a ideia filosófica de libertinagem que se manifesta sobretudo nas artes e, nomeadamente, na literatura, com autores como o Marquês de Sade, Restif de La Bretonne, ou o próprio Choderlos de Laclos, abalaram as estruturas sociais e mentais da época, criando a base do futuro.
Fiquemos agora pela figura do libertino, esse indivíduo mais ou menos amoral que elege como valor supremo a liberdade de comportamento e satisfação dos seus prazeres, particularmente os sexuais. O amor torna-se então não tanto um jogo de sentimentos, mas sobretudo um divertimento que procura saciar o desejo sexual. Mas o curioso, neste contexto, é que cada autor apresenta uma ideia muito pessoal desta procura. O Marquês de Sade, em títulos como “Os Crimes do Amor”, “120 Dias de Sodoma”, “A Filosofia na Alcova” ou “Justine ou Os Infortúnios da Virtude”, é o mais radical na sua defesa do prazer pessoal que pode levar até ao aniquilamento do outro. Restif de La Bretonne, autor de “Anti-Justine ou As Delícias do Amor”, não cedendo perante quase nenhum tabu, propõe um tipo de amor livre notoriamente mais pacífico e harmonioso. Quanto a Choderlos de Laclos, em “As Relações Perigosas”, para lá do rigor na descrição da época, é talvez o mais moralista, pois no final as manipulações sem escrúpulos, tendentes à satisfação do desejo, acabarão por demonstar que, quando o amor se intromete, a tragédia pode advir. 


O filme de Stephen Frears, rodado quase todo em cenários naturais, nas regiões francesas de Île-de-France e da Picardia, com exteriores e interiores de castelos como os de Vincennes, de Champs-sur-Marne, de Guermantes, de Saussay, e ainda do Teatro Montansier em Versailles, funciona um pouco como um jogo de sombras, uma história de fantasmas que habitam sumptuosos palácios e se entregam a entretenimentos de uma total vacuidade. São jogos de sedução que não ultrapassam o vazio e a ociosidade de quem os pratica. Olhando para estes títeres sem densidade percebe-se o porquê da Revolução Francesa, o porquê do ódio à aristocracia e à monarquia. A história é resumidamente simples: a Marquesa de Merteuil (Glenn Close) e o seu amigo e ex-amante Visconde de Valmont (John Malkovich) imaginam uma vingança da marquesa contra um antigo amante que a trocou por Cecile (Uma Thurman), filha de sua prima Madame de Volanges, com quem pensa casar. A jovem é inocente e desprevenida e cai numa cilada de Valmont, mas este está muito mais interessado em captar o interesse de Madame de Tourvel (Michelle Pfeiffer), que tem o marido em viagem de negócios e se mostra um troféu muito mais difícil de alcançar.
Toda a intriga se estabelece entre estas conjuras, onde a ideia de sedução está mais ligada a um jogo de submissão e poder do que ao desejo ou ao amor. Mas será o amor finalmente a intrometer-se e levar ao desenlace trágico, que levanta o véu de uma moralidade que castiga os manipuladores, sem por isso salvar as vítimas. A adaptação parece bastante fiel ao romance, ainda que no final a condenação da Marquesa de Merteuil não seja no filme tão brutal como acontece no romance.
Cremos que a intenção de Stephen Frears é mais esboçar um retrato fantasmagórico da sociedade aristocrata do século XVIII do que propriamente o esquisso de um estudo da libertinagem desse período.  
“Les Liaisons Dangereuses”, o romance, é uma obra que vive unicamente de trocas de cartas e é através delas que vamos conhecendo o desenrolar das intrigas, o que se encontra muito na tradição do romance iluminista desse século (veja-se o caso de “A Religiosa”, de Diderot, todo ele baseado em cartas e diário). Este ponto de partida torna mais difícil a sua adaptação ao cinema, mas nem por isso menos apetecível, como já vimos.
Nesta versão, há que sublinhar devidamente a qualidade e o rigor da reconstituição de época. Quer o design de produção (Stuart Craig), a direcção artística (Gavin Bocquet e Gérard Viard), como os elementos de decoração (Gérard James) ou o sumptuoso guarda-roupa (James Acheson), são primorosos, bem como a fotografia de Philippe Rousselot e a excelente banda sonora de George Fenton. Mas creio que um dos pontos altos da obra é o trabalho dos actores: Glenn Close é inesquecível na ambiciosa e pérfida Marquesa de Merteuil, John Malkovich é inquietante como Valmont, um predador sexual arrogante e petulante, amoral e presunçoso, Michelle Pfeiffer perfeita na forma atormentada como recria Madame de Tourvel, Keanu Reeves é um competente Cavaleiro Danceny, e Uma Thurman, uma frágil e estouvada Cecile.


“Ligações Perigosas” foram nomeadas para os Oscars em sete categorias (Melhor Filme, Melhor Actriz (Glenn Close), Melhor Actriz Secundaria (Michelle Pfeiffer), Melhor Partitura Musical (George Fenton), Melhor Argumento Adaptado (Christopher Hampton), Melhor Direcção Artística (Stuart Craig / Gérard James) e Melhor Guarda-roupa (James Acheson), tendo vencido nas três últimas. Nos BAFTAS ingleses reteve dez nomeações, tendo ganho duas (Michelle Pfeiffer e Christopher Hampton).

LIGAÇÕES PERIGOSAS
Título original: Dangerous Liaisons
Realização: Stephen Frears (Inglaterra, EUA, 1988); Argumento: Christopher Hampton, segundo peça de sua autoria, adaptada do romance de Choderlos de Laclos ("Les Liaisons Dangereuses"); Produção: Christopher Hampton, Norma Heyman, Hank Moonjean; Música: George Fenton; Fotografia (cor):  Philippe Rousselot; Montagem: Mick Audsley; Casting:  Howard Feuer, Juliet Taylor; Design de produção: Stuart Craig;  Direcção artística: Gavin Bocquet, Gérard Viard; Decoração: Gérard James; Guarda-roupa: James Acheson; Maquilhagem: Monique Huylebroeck, Peter Owen, Dominique Plez, Malou Rossignol, Jean-Luc Russier, Pierre Vadé;  Direcção de Produção:  Patrick Gordon, Suzanne Wiesenfeld; Assistentes de realização: Jérôme George, Vincent Lascoumes, Bernard Seitz; Departamento de arte: Paul Bastide, Daniel Braunschweig, André Loisif, André Marchandet, Claude Potier, Claude Périnet;  Som: Christopher Ackland, Richard Dunford, Steve Hancock, Peter Handford, Kant Pan, John Stevenson; Companhias de produção: Lorimar Film Entertainment, NFH Productions, Warner Bros; Intérpretes: Glenn Close (Marquesa Isabelle de Merteuil), John Malkovich (Vinconde Sébastien de Valmont), Michelle Pfeiffer (Madame de Tourvel), Swoosie Kurtz (Madame de Volanges), Keanu Reeves (Cavaleiro Raphael Danceny), Mildred Natwick (Madame de Rosemonde), Uma Thurman (Cécile de Volanges), Peter Capaldi (Azolan), Joe Sheridan (Georges), Valerie Gogan (Julie), Laura Benson (Emilie), Joanna Pavlis (Adèle), Nicholas Hawtrey (Major-domo), Paulo Abel Do Nascimento (Castrato), François Lalande (Cura), François Montagut, Harry Jones, Christian Erickson, Catherine Cauwet, Shannon Finnegan, Patricia Kessler, etc. Duração: 119 minutos; Distribuição em Portugal: Warner Bros. (DVD); Classificação etária: M/ 12 anos; Data de estreia em Portugal: 3 de Março de 1989.

STEPHEN FREARS (1941 - )
Nasceu a 20 de Junho de 1941, em Leicester, Inglaterra. Estudou na escola de Gresham, depois cursou Direito na Universidade de Cambridge. Foi assistente de Lindsay Anderson e de Albert Finney no London's Royal Court Theatre. Integrou a "David Lean Chair in Fiction Direction" na National Film and Television School, em Beaconsfield. Foi assistente de realização de Karel Reisz no filme “Morgan - Um Caso para Tratamento”. Estreia-se na realização com a curta-metragem The Burning (1968). Até 1984, dirigiu episódios de séries de televisão e programas para a BBC. “The Hit” é a sua longa-metragem de estreia, a que se seguiram obras que o projectaram internacionalmente, “My Beautiful Laundrette” e “Prick Up Your Ears”. A glória chega com “Dangerous Liaisons”, que ganharia três Oscars, e “The Grifters”, primeira nomeação para o Oscar de Melhor Realizador. Oscilando entre Hollywood e a Inglaterra, a sua carreira acumula sucessos. Casado com Mary-Kay Wilmers, de quem se divorciou, e posteriormente com Anne Rothenstein (1992 – até ao presente).

Filmografia
Como realizador: 1968: The Burning (curta-metragem); 1969: St. Ann's (curta-metragem documental); Parkin's Patch (TV) (2 episódios); 1971-1973: Follyfoot (TV) (4 episódios);  1970: Tom Grattan's War (TV) (5 episódios); 1971: Gumshoe (Passos Silenciosos); 1972: A Day Out (TV); 1973: Sporting Scenes (TV) (1 episódio); The Cricket Match (TV); 1974: Second City Firsts (TV) (1 episódio); 1975: Three Men in a Boat (TV); Daft As a Brush (TV); 1975-1979:  Play for Today (TV) (3 episódios); 1976: Last Summer (TV); 1976-1981: BBC2 Playhouse (TV) (2 episódios); 1977:  Black Christmas (TV);  1977-1978:  ITV Playhouse (TV) (2 episódios); 1977-1978 BBC2 Play of the Week (TV) (2 episódios); 1978: Doris and Doreen (TV); Me! I'm Afraid of Virginia Woolf (TV); 1979: Bloody Kids; One Fine Day (TV); Afternoon Off (TV); 1982: Walter (TV); The Tractor Factor (curta-metragem); 1983: Saigon: Year of the Cat (TV); The Last Company Car (TV); Walter and June (TV); 1984: The Hit (Refém de Boa Vontade); 1984-1988: The Comic Strip Presents... (TV) (3 episódios); 1985: My Beautiful Laundrette (A Minha Bela Lavandaria); 1986: Walter and June; Screen Two (TV) (1 episódio); 1987: Prick Up Your Ears (Vidas em Fúria); 1987: Sammy and Rosie Get Laid (Sammy e Rosie); December Flower (TV); 1988: Dangerous Liaisons (Ligações Perigosas); 1990: The Grifters (Anatomia do Golpe); 1992: Hero (O Herói Acidental); 1993: The Snapper (O Puto) (TV); 1996: Mary Reilly (Mary Reilly); 1995: A Personal History of British Cinema by Stephen Frears (TV); 1996: The Van (A Carrinha); 1998: The Hi-Lo Country (Terra Perdida); 2000: High Fidelity (Alta Fidelidade); Liam; Fail Safe (Alerta Nuclear) (TV); 2003: Dirty Pretty Things (Estranhos de Passagem); The Deal (TV);  2004: The Route V50 (curta-metragem); 2005: Mrs. Henderson Presents (Mrs. Henderson) 2006: The Queen (A Rainha); Sarah Brightman: Diva: The Video Collection (Vídeo) (video "Pie Jesu"); 2007:  The Making of 'The Queen' (TV); 2008: Skip Tracer (TV); 2009: Chéri; 2010: Tamara Drewe; 2012: Lay the Favorite; 2013: Muhammad Ali's Greatest Fight; Philomena (Filomena).

CHRISTOPHER HAMPTON (1946 - )
Christopher James Hampton nasceu a 26 de Janeiro de 1946 , no Faial, Açores, Portugal. Os pais foram Dorothy Patience e Bernard Patrick Hampton, um engenheiro naval de telecomunicações da Cable & Wireless. Depois dos Açores a família passou por Aden, Alexandria, Hong Kong e Zanzibar. Autor de inúmeras peças teatrais, adaptações para teatro e cinema e argumentos originais para cinema e televisão.  Casado com Laura de Holesch (1971: até ao presente). Foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico em 1999. Em 1995, ganhou dois Tonys pela sua adaptação teatral de "Sunset Boulevard”. Anteriormente já havia sido nomeado por duas vezes, noutras peças,"The Philanthropist"(1971) e "Les Liaisons Dangereuses" (1987).

Bibliografia
Peças: 1964: When Did You Last See My Mother?; 1967: Total Eclipse; 1969: The Philanthropist; 1973: Savages; 1975: Treats; 1984: Tales From Hollywood; 1991: White Chameleon; 1994: Alice's Adventures Under Ground; 2002: The Talking Cure; 2012: Appomattox;
Musicais: 1993: Sunset Boulevard; 2001 & 2004: Dracula, The Musical; 2012: Rebecca, 2013: Stephen Ward the Musical;
Adaptações: 1977: Tales from the Vienna Woods, de Ödön von Horváth; 1982: The Portage to San Cristobal of A.H., de George Steiner; 1983: Tartuffe, de Molière; 1985: Les Liaisons Dangereuses, de Choderlos de Laclos; 1993: Sunset Boulevard, de Billy Wilder; 2001 & 2004: Dracula, The Musical, de Barm Stoker; 2006: Embers, de Sándor Márai; 2009: The Age of the Fish, de Ödön von Horváth;

Filmografia para cinema e televisão: 1973: A Doll's House; 1977: Able's Will; 1979: Tales from the Vienna Woods; 1981: The History Man;1983: Beyond the Limit; 1984: The Honorary Consul (O Cônsul Honorário); 1986: The Wolf at the Door (Lobo Indomável); 1986: Hotel du Lac: 1986: The Good Father (O Bom Pai); 1986: Arriving Tuesday; 1988: Dangerous Liaisons (Ligações Perigosas);  1989: Tales from Hollywood; 1989: The Ginger Tree; 1995: Carrington (Carrington); 1995: Total Eclipse (Eclipse Total); 1996: Mary Reilly (Mary Reilly); 1996: The Secret Agent (O Agente Secreto); 2002: The Quiet American (O Americano Tranquilo); 2003: Imagining Argentina (Aconteceu na Argentina); 2007: Atonement (Expiação); 2009: Cheri; 2009: Sunset Boulevard; 2011: A Dangerous Method (Um Método Perigoso); 2012: Ali and Nino (Paixões Proibidas); 2013 - The Thirteenth Tale.

Sem comentários:

Enviar um comentário